sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Professora de CIÊNCIAS.

Professora de CIÊNCIAS.

  Eu acredito na importância de todas as matérias, mas se é para defender meu peixe...
  É na aula de ciências que o aluno conversa, tira duvida e conhece mais sobre seu corpo, o ambiente onde vive e o universo que nos cerca, os métodos de produção e funcionamento de inúmeras coisas do seu dia a dia, outros seres vivos que dividem o planeta com nossa espécie.
  Nossa matéria reúne o conhecimento de todas as outras, não por acaso o nome está no plural: “CIÊNCIAS”.
  Lidamos com a palavra escrita e falada, fazemos cálculos, nos valemos do passado para construir o conhecimento futuro, conhecemos o relevo e a constituição do planeta, usamos as artes para transmitir informação, línguas estrangeiras e até línguas não mais usadas fazem parte do nosso cotidiano, até na educação física encontramos conceitos científicos.


  Eu diria que os professores de ciências são mestres.

sábado, 28 de setembro de 2013

Leitura e escrita modulo 3

 Segundo Cessiani; Linsigem; giraldi, 2011. A forma de olhar a leitura leva mais em conta a relação do sujeito com o texto do que propriamente o dizer do autor, já que todo texto é passível de interpretação. Isso acontece muito com textos científicos ele  pode ser interpretado segundo o interesse de quem o lê para que e se é interessante saber sobre certo assunto.
A ciência como neutra e objetiva canônica  e ingênua , independente de quem fala, do momento histórico e da linguagem que esta inserida. Ela sempre terá seu espaço.

Os estudantes  quando assumem postura de leitores críticos e quando damos liberdade para que eles se manifestem há criticas sobre a forma de leitura. Eles estão fazendo uma reflexão sobre a leitura e eu enquanto professora faço reflexão das estratégias das posturas das interpretações do entendimento de cada um pois a sala é heterogenia , mas os conteúdos homogêneos.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Apresentação do curso Melhor Gestão, Melhor Ensino de ciências.

Caro(a) professor cursista,
Bem-vindo ao curso Melhor Gestão, Melhor Ensino, uma ação de formação continuada para professores PEB II dos anos finais do Ensino Fundamental de Ciências, Língua Portuguesa e Matemática que faz parte do Programa Educação – Compromisso de São Paulo.
O objetivo é ampliar a formação dos cursistas para que possam participar de forma mais efetiva das práticas atuais que envolvem a leitura e a escrita em diversos contextos, situações, suportes e mídias, uma das exigências para uma participação mais efetiva, letrada e cidadã na sociedade.
As atividades aqui previstas incluem as de integração e familiarização com os recursos computacionais e ferramentas digitais – de leitura e escrita em ambiente digital –, com destaque para a leitura e produção de blogs. Além disso, no curso de Ciências destinado a esse segmento da Educação Básica, são explorados também conceitos fundamentais.

Minha experiência com leitura e escrita


O meu primeiro contato com á escrita foi nos anos iniciais da minha infância lembrei-me de quando a professora me ensinou a fazer o número 4 porque eu fazia uma cadeirinha, era um tormento eu fazer esse número. Depois conseguir escrevê-lo corretamente. Com o passar dos anos tive muitos contatos com a escrita e a leitura, porém nunca me aperfeiçoei. Gosto de ler livros diversos que amigos me indicam.
No entanto teve um que foi o ápice da leitura de um livro em que eu me emocionei muito “Os miseráveis”. Acredito se lê-lo ainda hoje acho que a emoção será a mesma. Mas na verdade não tenho o habito de escrever e leio quando me sobra tempo.

Entretanto tive uma experiência que achei que nunca seria capaz de escrever algo que não fosse perguntas e respostas. Mas quando fiz um curso do e-proinfor e que eu tinha que ser o autor da minha própria historia ai tive que mostra o meu desempenho, porque eu tinha que escrever o meu cotidiano na escola e dar minha opinião no blog, descobrir que não era tão difícil escrever a realidade que nos cerca eu realmente tinha muitas dificuldades de escrever quando a tutora me pedia para escrever textos com 150 palavras ou mais, isso era uma tortura para mim mas graças á Deus conseguir escrever o básico.  

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Um antigo caso de leitura

     Minha mãe trabalhava na casa de um casal de idosos com uma grande coleção de livros e revistas. Enquanto ela limpava a casa eu viajava na leitura.
     Tinha livros de primeiros socorros, culinária, enciclopédias e entre tantos livros de adultos o que eu considerava melhor, uma grande coleção de revistas seleções.
     Eu seguia um ritual para ler essa revista. Primeiro lia as anedotas e as historias engraçadas depois as reportagens mais curtas e ao final de cada reportagem voltava para ler as legendas das fotos. O grande final era os resumos de livros colocados no final da revista.

   Embora essa revista ainda seja vendida nas bancas eu tenho um carinho especial pelas revistas antigas que encontro por aí. Para mim elas têm o poder de uma viajem no tempo, a minha infância tão distante. 

Viajar pela leitura


Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!